sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

The McCarthy Chronicles: Episode 1


Adventure Game Studio é uma ferramenta grátis que permite criar aventuras "point-and-click". Através desta interface, já foram lançados jogos como Ben There, Dan That e 5 Days a Stranger. Esteticamente, estes títulos assemelham-se às primeiras aventuras da Lucasarts e da Sierra On-Line, onde a baixa resolução e os puzzles de inventário reinam.

The McCarthy Chronicles segue esta linha, destacando-se pela sua atmosfera apaixonadamente noir. Um noir clássico, à la “The Big Sleep”, que segue milimetricamente as convenções do género. A título de exemplo, o jogo abre com o narrador-protagonista morto pronto a explicar a história por detrás do seu assassinato, remetendo-nos para Sunset Boulevard.

São escassos os exíguos truques utilizados pelo seu designer, Calin Leafshade, para solidificar a atmosfera arrepiante do jogo. No entanto, revelam-se extraordinariamente eficientes: uma belíssima palete a preto e branco, filtros de ruído na imagem, efeitos de chuva, banda sonora composta por reverberações de piano e guitarras pós-rock e um trabalho de voz decididamente opressivo.

O jogo é curto (cerca de uma hora) e os puzzles não apresentam nenhuma dificuldade. O principal objectivo do criador é contar uma história policial/fantástica bem escrita através de um género esquecido que parece estar a ser reanimado. Esperemos que os próximos episódios mantenham o mesmo nível de qualidade. Podem descarregá-lo grátis aqui.

3.5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário